Prefácio
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17064019Palavras-chave:
Psicologia, HospitalarResumo
A Psicologia Hospitalar afirma-se como um importante campo na promoção da saúde integral e traz uma compreensão do processo do indivíduo para além do biológico. Nos últimos anos, temos assistido a um movimento crescente de valorização desse espaço de atuação, em sintonia com os princípios da humanização do cuidado e com a necessidade de práticas interdisciplinares que reconheçam a complexidade da experiência humana diante da doença, além do aumento de políticas públicas, programas de residência multidisciplinares. Se antes, a hospitalização era vista quase exclusivamente sob a ótica biomédica e tecnicista, hoje sabemos que nenhuma trajetória de adoecimento pode ser compreendida sem considerar também os aspectos emocionais, sociais, culturais e existenciais que atravessam o sujeito.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Isabella Drummond Oliveira Laterza Alves (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Compartilhamento pela mesma licença — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença do original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.