O CONTROLE DA DERMATITE ATÓPICA EM CRIANÇAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.70430/nmtn4w17Palavras-chave:
Dermatite Atópica, Atenção Primária à Saúde, CriançasResumo
Esse estudo buscou analisar o papel da atenção primária à saúde no controle dessa condição em pacientes pediátricos, visando compreender as múltiplas dimensões da dermatite atópica e seu impacto na vida das crianças pode contribuir para a criação de práticas mais efetivas e personalizadas, que atendam às necessidades específicas de cada paciente. Para isso, foi realizada uma revisão narrativa qualitativa da literatura, utilizando bases de dados como SciELO, PubMed e Google Scholar, entre janeiro e agosto de 2024. Foram selecionados estudos publicados nos últimos cinco anos que tratavam do manejo da DA em crianças no contexto da APS, com foco em intervenções educativas e terapêuticas. Os resultados indicam que a APS tem um papel fundamental no controle da dermatite atópica, promovendo o diagnóstico precoce, orientando o uso correto de emolientes e medicamentos, e fornecendo suporte contínuo às famílias. No entanto, a adesão ao tratamento continua sendo um desafio, muitas vezes dificultada por fatores emocionais e pela complexidade dos regimes terapêuticos, exigindo uma abordagem que integre o cuidado clínico e o suporte psicossocial. A educação continuada e o fortalecimento do apoio emocional às famílias mostraram-se essenciais para melhorar a adesão e os resultados terapêuticos. Assim, a capacitação dos profissionais de saúde e a implementação de protocolos específicos na APS são cruciais para garantir um manejo integral, eficaz e humanizado da condição, contribuindo para um prognóstico mais positivo e uma melhor qualidade de vida para as crianças com DA e seus familiares.
Downloads
Referências
ARAGÃO, Carmem Raquel Marques Coura et al. Abordagem da dermatite atópica em crianças na atenção primária. Revista Coopex, 2023; 14(4): 2774-2786.
ARAUJO, Aline Oliveira et al. Abordagens da dermatite atópica no âmbito dermatológico atual. Brazilian Journal of Health Review, 2023; 6(6): 27598-27616.
DA COSTA SILVA, Juliana et al. Conhecendo um pouco mais dos cuidados à pessoa com dermatite atópica: revisão integrativa. Brazilian Journal of Development, 2020; 6(6): 36808-36818.
FERREIRA, Ana Filipa Rodrigues Iglésias. Dermatite Atópica: Impacto na Qualidade de Vida. 2021. Dissertação de Mestrado. Universidade do Porto (Portugal).
FEDRIZZI, Amábile Lúcia; NUNES, Daniel Holthausen; PEREIRA, Elayne Crestani. Incidência de dermatite atópica em Santa Catarina no ano de 2017 entre os pacientes encaminhados ao serviço de telemedicina e acurácia do diagnóstico clínico quando comparado à teledermatologia. Arquivos Catarinenses de Medicina, 2021; 50(4): 14-27.
GABINO, Amanda Emanuelle Gondim et al. O reflexo dos fatores psicossociais no agravamento das manifestações clínicas da dermatite atópica. Brazilian Journal of Health Review, 2024; 7(1): 3531-3544.
LEITE, Nicole Santiago; DE CASTRO, M. E. P. C. A eficácia do uso de emolientes em crianças como prevenção para a dermatite atópica – uma revisão sistemática. Brazilian Journal of Health Review, 2022; 5(3): 10693-10703.
MOURA, Matheus Henrique Alves de et al. Cuidados de enfermagem para o paciente pediátrico com dermatite atópica ou epidermólise bolhosa: revisão integrativa. 2022.
MUZZOLON, Mariana et al. Dermatite atópica e transtornos mentais: associação em relação à gravidade da doença. Revista Brasileira de Neurologia e Psiquiatria, 2021; 25(1).
PEREIRA, Yasmim Figueiredo et al. Dermatite atópica: diagnóstico e abordagem terapêutica em pacientes no sistema básico de saúde. Editor-chefe, 2022; p. 29.
RORATO, Heloísa Nascimento et al. Investigação das causas e tratamentos da dermatite atópica em crianças. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 2024; 6(3): 52-72.
RUIZ, Melissa Safariz et al. Dermatite atópica: incidência, causas e tratamento. Revista CPAQV-Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, 2024; 16(2): 5-5.
SANTOS, Priscilla et al. Qualidade de vida em crianças e adolescentes com dermatite atópica e seus cuidadores. Rev Port Imunoalergologia, 2021; 29(1): 39-48.
TEIXEIRA, Fernando Tavares Brasil et al. O impacto da dermatite atópica na saúde mental da população pediátrica: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, 2024; 13(7): e9613746379-e9613746379.
ZANANDRÉA, Andressa; FRANCESCHI, Jarbas; DE SOUZA, Patrícia Alves. A influência da dermatite atópica na vida das crianças. Research, Society and Development, 2020; 9(8): e99985170-e99985170.
ZAZULA, Robson. Obediência de crianças com dermatite atópica às instruções do cuidador para realizar tratamento médico. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Cedigma
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Compartilhamento pela mesma licença — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença do original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.