Assistência Multiprofissional ao Paciente com Glioma no Contexto Hospitalar: Relato de Experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.18369693

Resumo

Esse relato de experiência buscou descrever a importância da atuação multiprofissional no cuidado ao paciente com glioma, com ênfase nas contribuições do enfermeiro, do psicólogo e do fisioterapeuta. O trabalho buscou mostrar a vivência em um trabalho voluntário realizado em ambiente hospitalar. As informações foram obtidas por meio da observação da prática assistencial multiprofissional. Observou-se que a atuação multiprofissional contribuiu de forma significativa para o manejo dos sintomas, o suporte emocional e a manutenção da funcionalidade e autonomia dos pacientes. A enfermagem destacou-se na sistematização do cuidado e no manejo clínico, a psicologia no acolhimento e no enfrentamento emocional do adoecimento, e a fisioterapia na reabilitação funcional e na prevenção de complicações decorrentes da imobilidade. Conclui-se que a abordagem multiprofissional integrada é fundamental no cuidado ao paciente com glioma, promovendo assistência integral, humanizada e centrada nas necessidades individuais, além de evidenciar a relevância do trabalho voluntário no contexto hospitalar oncológico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Clara Alcântara de Sousa, Centro Universitário Santo Agostinho

    Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Santo Agostinho, Pós-graduanda em Urgência e Emergência e UTI pela Diferencial Pós-Teresina/Piauí

  • Ana Clara Araújo Araripe, Centro Universitário Maurício de Nassau

    Graduada em Psicologia pela Uninassau

  • Ingrid de Oliveira Carvalho, Universidade Estadual do Piauí

    Graduada em fisioterapia pela Uninovafapi; Residente em saúde da família pela UESPI

  • Rinária de Quadro Figueiredo Guedes, Centro Universitário Santo Agostinho

    Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Santo Agostinho UNIFSA; Especializando em Enfermagem Oncológica (Lato senso). Hospital São Marcos.

  • Eduarda Nicolly dos Santos Sousa, Universidade Federal do Piauí

    Pós-graduanda em Oncologia Clínica e Experimental pela Universidade Federal do Piauí. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, campus de Picos.

Referências

COSTA VM, NETO JVS. Abordagem fisioterapêutica em cuidados paliativos ao paciente oncológico. RevistaFT, 2025; 29.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER, Inca.Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/o-que-e-cancer. 2022. Acesso em: 22 jan.2026.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER, Inca.Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/sistema-nervoso-central. 2022. Acesso em: 22 jan.2026.

NUNES KC, CASSINI MROL. A psico-oncologia e as estratégias de cuidados frente aos impactos do adoecimento. Psicologia hospitalar, 2021;19 (2), 65-80.

SILVA TF, JUNIOR HSF. Sintomatologia de enfermos com neoplasia cerebral primárias. Revista eletrônica acervo médico, 2024 (4).

WELLER, M., WEN, PY, CHANG, SM et al. Glioma. Nature Reviews – Guias Básicos sobre Doenças, 2024; 33 (10).

Downloads

Publicado

25-01-2026

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Alcântara de Sousa, M. C., Araújo Araripe, A. C., De Oliveira Carvalho, I., De Quadro Figueiredo Guedes, R., & Dos Santos Sousa, E. N. (2026). Assistência Multiprofissional ao Paciente com Glioma no Contexto Hospitalar: Relato de Experiência. Revista Cedigma, 4(9), 16-19. https://doi.org/10.5281/zenodo.18369693

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)