A Qualidade da Saúde Mental no cenário atual na perspectiva da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT)

Autores/as

  • João Mário Lima de Sá Faculdade Pitágoras São Luís Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.18315784

Resumen

Falar de “qualidade” da saúde mental no trabalho, hoje, é falar menos de um atributo “interno” do indivíduo e mais de um arranjo de contingências. Em termos do Behaviorismo Radical, a saúde mental no trabalho se descreve como um conjunto de repertórios (de produzir, cooperar, pedir ajuda, recusar abusos, recuperar-se, aprender) que se mantém, ou se deteriora, conforme as consequências disponíveis no ambiente organizacional. Quando a organização reforça somente a entrega sob pressão, a disponibilidade ilimitada e o silêncio diante do assédio, ela seleciona práticas que geram produtividade de curto prazo e sofrimento de longo prazo. E não se trata de “culpa” individual: trata-se de seleção por consequências em um sistema de trabalho que, muitas vezes, opera sob controle aversivo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • João Mário Lima de Sá, Faculdade Pitágoras São Luís

    Licenciada en Psicología por la Facultad Pitágoras, São Luís-MA, Especialista en Psicología Organizacional y del Trabajo.

Referencias

CARVALHO, et al. Além das Cicatrizes Invisíveis: Explorando a Saúde Mental e Impactos na Qualidade de Vida dos Profissionais na Atualidade. Em Revista, v. 1, n. 6, jul. 2024. DOI: 10.5281/zenodo.12788906.

GUIMARÃES, Liliana Andolpho Magalhães. Saúde Mental e Trabalho (material didático – Pós-graduação a distância). Universidade Católica Dom Bosco Virtual (UCDB).

OLIVEIRA, Dalila A.; MACEDO, Jordania M. Saúde mental e riscos psicossociais no trabalho: contribuições, atualizações legais e atuação do psicólogo organizacional. Revista Multidisciplinar Integrada – REMI, v. 5, 2025. DOI:10.61164/j7gwmw30.

RIBEIRO, et al. Resiliência no trabalho contemporâneo: promoção e/ou desgaste da saúde mental. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 4, p. 623– 633, out./dez. 2011.

SILVA, Hávila Mizraim de Souza; AZEVEDO, Larissa Caroline Vieira;

HOFFMANN, Stela Maris Schutz. Atuação do Psicólogo Organizacional e do Trabalho a favor da saúde mental do trabalhador. (Trabalho acadêmico).

SKINNER, B. F. Science and Human Behavior. New York: Macmillan, 1953.

SKINNER, B. F. Beyond Freedom and Dignity. New York: Knopf, 1971.

SIDMAN, Murray. Coercion and Its Fallout. Boston: Authors Cooperative, 1989

Publicado

2026-01-20

Número

Sección

Editorial

Cómo citar

De Sá, J. M. L. (2026). A Qualidade da Saúde Mental no cenário atual na perspectiva da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). Revista Cedigma, 4(9), 1-5. https://doi.org/10.5281/zenodo.18315784

Artículos más leídos del mismo autor/a