A MORTE E O MORRER NO CONTEXTO HOSPITALAR: A IMPORTANCIA DA PSICOEDUCAÇÃO SOBRE A TANATOLOGIA AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13999127

Palavras-chave:

Tanatologia, Cuidados, Psicoeducação, Dignidade

Resumo

Este trabalho aborda a relevância da psicoeducação em tanatologia para os profissionais de saúde que atuam no ambiente hospitalar, onde a morte e o morrer são realidades frequentes e desafiadoras. A psicoeducação capacita esses profissionais com habilidades técnicas e emocionais para lidar de forma sensível e compassiva com pacientes em fim de vida e suas famílias. Com foco em estratégias de comunicação sensível, manejo do luto e autocuidado, os programas de psicoeducação não apenas melhoram o bem-estar individual dos profissionais, mas também elevam a qualidade do cuidado prestado, promovendo uma cultura organizacional de respeito à dignidade humana até o último momento de vida. Em resumo, a psicoeducação em tanatologia representa não apenas uma resposta às demandas emocionais do ambiente hospitalar, mas também uma estratégia eficaz para transformar a cultura hospitalar. Ao integrar esses programas de forma sistemática, as instituições de saúde não só capacitam seus profissionais para enfrentar os desafios do fim de vida com compaixão e competência, mas também reforçam seu compromisso com o cuidado centrado no paciente e na dignidade humana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ágatha Fialho Rocha

    Graduada em Estética e Cosmética/  UNIFG / Pernambuco

  • Kelly da Silva Cavalcante Ribeiro

     Mestre em Ciência da Saúde pela Escola Superior de Ciências da Saúde ESCS/DF

  • Lara Vento Moreira Lima, Universidade Evangélica de Goiás

    Graduanda em Medicina pela Universidade Evangélica de Goiás

Referências

CAMARGO, Nicole Cavalari et al. Ensino de comunicação de más notícias: revisão sistemática. Revista Bioética, v. 27, p. 326-340, 2019.

CAMPOS, Ana Catarina Teixeira. A influência das técnicas de Mindfulness no comportamento em sala de aula, na ansiedade e no empenho académico. 2020.

DA SILVA COSTA, Luís Henrique. O DILEMA CHAMADO MORTE. Revista Cedigma, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2024.

DE ALMEIDA COSTA, Karina. Construção, implementação e avaliação do programa de psicoeducação GeroEduca: efeitos no bem-estar e qualidade de vida num grupo de pessoas idosas. 2021.

FALCÃO, Eduarda Novais et al. Interfaces entre Psicoeducação e Saúde. ANALECTA-Centro Universitário Academia, v. 7, n. 2, 2021.

FAZOLINO, Nicolle Esselin Lazarini et al. Psicoeducação sobre a morte com profissionais da saúde de um ambulatório de oncologia: estudo quase-experimental. Perspectivas em Análise do Comportamento, v. 13, n. 2, p. 266-287, 2022.

FERNANDES, Thaís; PEREIRA, Beatriz. CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NA ASSISTÊNCIA A PESSOA ENLUTADA. CADERNOS DE PSICOLOGIA, v. 4, n. 7, 2022.

GALDINO, Mayara Moraes et al. Intervenções psicoeducativas no contexto da saúde: uma revisão narrativa. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 7, n. 2, p. 21-21, 2022.

MEIRELES, Cynthia Santos; MOTA, Talles Moreira Falete; BRANTE, Anne Raissa Souza. Relato de Experiência: Aplicação das ferramentas de abordagem familiar em um caso de luto. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 26, p. e742-e742, 2019.

MIGUEL, Geyssy et al. Alcance e assertividade de acolhimentos com o auxílio da psicoeducação como estratégia de humanização em um hospital de urgência de Goiânia durante a pandemia da COVID-19. 2021.

MOURA, Luna Vitória Cajé et al. Ensino da tanatologia nos cursos de graduação em enfermagem. Revista Baiana de Enfermagem‏, v. 32, 2018.

FERREIRA, Carlina Lígia Araújo Pedro. Processo de luto e a humanização da morte: a importância dos cuidados paliativos no contexto da covid-19. Revista ibero-americana de humanidades, ciências e educação, v. 7, n. 6, p. 711-724, 2021.

PALMA, Leonilde da Conceição Serafim Martins. Impacto da psicoeducação na sobrecarga do cuidador informal: uma intervenção grupal. 2024.

PORCINO, José Marciel Araújo et al. A morte o morrer: a importância da escuta psicológica. Journal of Medicine and Health Promotion, v. 5, n. 1, p. 31-40, 2020.

PORFÍRIO, Catarina Raquel Ferreira. Programa de psicoeducação de redução da ansiedade em adultos no pré-operatório: uma scoping review. 2020.

SALES, Luciana Soares dos Santos. A importância da atuação do profissional de psicologia junto a pacientes em processo de morte no Brasil. 2023.

SUÁREZ, Larissa de Araújo Batista et al. Como lidar com a morte e o luto? Abordagens psicológicas, teorias, técnicas, instrumentos e/ou intervenções. Concilium, v. 22, n. 1, p. 131-145, 2022.

ZONTA, Bernardo Martins et al. TANATOLOGIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. REVISTA FOCO, v. 15, n. 2, p. e379-e379, 2022.

Downloads

Publicado

2024-10-27

Como Citar

A MORTE E O MORRER NO CONTEXTO HOSPITALAR: A IMPORTANCIA DA PSICOEDUCAÇÃO SOBRE A TANATOLOGIA AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE (Ágatha F. ROCHA, K. da S. C. RIBEIRO, & L. V. M. LIMA , Trads.). (2024). Revista Cedigma, 1(1), 81-89. https://doi.org/10.5281/zenodo.13999127

Artigos Semelhantes

11-20 de 21

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)