Atenção ao Paciente Crítico: Experiência de Estágio em Psicologia Hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70430/rev.cedigma.2025.v2.2.72

Palavras-chave:

Psicologia Hospitalar, Unidade de Terapia Intensiva, Paciente Crítico, Saúde Mental

Resumo

Este artigo relata a experiência do estágio em Psicologia Hospitalar, realizado em uma UTI de um hospital privado, destacando os desafios e as estratégias de intervenção no cuidado a pacientes críticos. A atuação baseou-se na abordagem biopsicossocial, com foco na avaliação psicológica, suporte emocional e humanização, visando diminuir os efeitos adoecedores do ambiente intensivo. Observou-se que fatores como isolamento social, espaço físico, fatores biológicos e o medo da morte contribuem para o sofrimento psíquico, exigindo intervenções multiprofissionais, principalmente realizadas por psicólogos. Os resultados evidenciaram a importância da escuta qualificada e do fortalecimento de vínculos terapêuticos para reduzir ansiedades e promover adaptação à hospitalização. Conclui-se que a Psicologia Hospitalar desempenha um papel essencial na UTI, integrando saúde mental e cuidado físico, com impacto positivo na qualidade de vida de pacientes e familiares.

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Biografia do Autor

  • Raiany Soares dos Santos , UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

    Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É uma das fundadoras da Liga Acadêmica de Psicologia Hospitalar e Saúde Coletiva da UEMG. Foi membro do Desconstrua - Grupo de Pesquisa e Extensão em Direitos Fundamentais, Políticas Públicas e Minorias, atuando no núcleo de saúde coletiva. Foi Bolsista no Programa de Apoio a Projetos de Extensão - PAEx/UEMG pelo projeto "Serviço de Atendimento Psicossocial". Foi Plantonista do projeto "Plantão Psicológico", realizado no Núcleo Ensino e Aplicação em Psicologia (NEAP). É pesquisadora bolsista do Laboratório de Avaliação Psicológica e Mídias Digitais (LAPMID), através da pesquisa "Associação entre o uso de telas, funções executivas e controle parental em adolescentes". Temas de interesse: Políticas públicas de saúde; Psicologia da saúde; Psicologia Hospitalar; Saúde Coletiva; Ciberpsicologia; Tecnologias da Informação e Comunicação; Jogos digitais.

  • Bruno da Silva Rodrigues, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

    Graduando de Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Diretor de Extensão da Liga Acadêmica de Psicologia Hospitalar e Saúde Coletiva (LAPHSC). Atua no projeto de extensão Serviço de Atendimento Psicossocial (SAP), vinculado ao Núcleo de Ensino e Aplicação em Psicologia (NEAP), o qual desenvolve atividades coletivas em territórios do município de Ituiutaba. Participou, durante 1 ano e meio, de intervenções nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), em que foram executadas funções de triagem, mapeamento, mediação de grupos terapêuticos e oficinas de arte para a comunidade.

  • Maria Fernanda Gondim Martins, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

    Graduanda de Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Diretora de Marketing da Liga Acadêmica de Psicologia Hospitalar e Saúde Coletiva (LAPHSC). É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Morte e Cuidados Paliativos (GEMPA), desempenhando contribuições nos âmbitos da pesquisa e extensão. Participou, durante 1 ano, de intervenções nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), em que foram executadas funções de triagem, mapeamento, mediação de grupos terapêuticos e oficinas de arte para a comunidade.

  • Keila Camargos da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

    Psicóloga Clínica e Psicóloga Hospitalar.

  • Isabella Drummond Oliveira Laterza Alves, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

    Psicóloga Clínica e Docente. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)/Programa Oncologia (2013-2016). Especialização e Aprimoramento Profissional em Psicologia e Oncologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - (2010-2011). Graduação em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Ituiutaba (2005-2009). Professora efetiva do Curso de Psicologia - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG- Unidade Ituiutaba); Professora do Curso de Medicina e do curso de Psicologia da Faculdade Mais de Ituiutaba (FacMais). Atualmente desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão nos seguintes temas: psicologia hospitalar, suicídio, luto, oncologia, cuidados paliativos e morte.

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Publicado

05-09-2025

Como Citar

Soares , R., Da Silva , B. ., Gondim, M. F. ., Camargos , K. ., & Drummond, I. . (2025). Atenção ao Paciente Crítico: Experiência de Estágio em Psicologia Hospitalar. Revista Cedigma, 2(2), 19-25. https://doi.org/10.70430/rev.cedigma.2025.v2.2.72

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