Tecendo Saberes e Práticas: Estágio Supervisionado em Centro de Reabilitação Psicossocial em São Luís – MA
DOI:
https://doi.org/10.70430/rev.cedigma.2025.v3.6.62Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Clínica de Reabilitação. Psicologia. Saúde Mental.Resumo
O presente artigo trata-se de um relato de experiências de alunos do Centro Universitário Maurício de Nassau que realizaram o estágio supervisionado II na Clínica de Reabilitação Psicossocial – Estância Bela Vista em São Luís, Maranhão, durante os dias 14 de abril a 26 de maio de 2025, tendo como preceptor o psicólogo Luís Henrique. As atividades consistiam em estudos de casos clínicos, escuta em grupo, plantão psicológico e oficinas terapêuticas, como roda de conversa, sessão de cinema e musicoterapia com pacientes com transtornos mentais, dependência de álcool e outras drogas, condições crônicas (EDQ), idosos com comorbidades e pacientes bariátricos. A Associação Psiquiátrica Americana (APA, 2022) define a dependência química (ou transtorno causado por uso de substância) como um padrão que persiste devido ao uso abusivo de substâncias psicoativas que resultam em problemas na saúde física e mental, nos relacionamentos interpessoais e na vida laboral. Em relação a pacientes bariátricos, complicações com o uso abusivo de álcool e outras drogas são frequentes e podem progredir para transtornos mentais e doenças mais graves. Os idosos são mais propensos a desenvolver algumas patologias e necessitam de um olhar mais sensível e de intervenções psicológicas humanizadas. O sofrimento psíquico pode causar muitos impactos na vida dos indivíduos, portanto intervenções psicológicas como oficinas terapêuticas, plantão psicológico e outras práticas, têm como objetivo promover saúde mental e amenizar este sofrimento. Por fim, os resultados obtidos no estágio contribuíram para desenvolvimento das habilidades técnicas e teóricas do psicólogo, conhecimentos sobre diferentes transtornos mentais, bem como a compreensão do manejo e a importância de um tratamento terapêutico humanizado.
Downloads
Referências
BASAGLIA, Franco. A instituição negada: relatório de uma experiência no hospital psiquiátrico de Gorizia. 5. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
DEBERT, Guita Grin. A reinvenção da velhice: Socialização e processos de resignificação da identidade. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 85–95, 1999.
MARIA, C. et al. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: CUIDADO, HUMANIZAÇÃO E ÉTICA NO TRABALHO COM A TERCEIRA IDADE. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 4, p. 2301–2307, 22 abr. 2024.
NACIONAL, I. RESOLUÇÃO No 13, DE 15 DE JUNHO DE 2022 - DOU - Imprensa Nacional. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-13-de-15-de-junho-de-2022-408911936>.
O ESTÁGIO EM PSICOLOGIA NA PERSPECTIVA DO ESTAGIÁRIO. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/prefix/12817/1/O%20est%C3%A1gio%20em%20psicologia%20na%20perspectiva%20do%20estagi%C3%A1rio.pdf>. Acesso em: 18 mai. 2025.
PÁDUA, F. H. P.; MORAIS, M. DE L. S. E. Oficinas expressivas: uma inclusão de singularidades. Psicologia USP, v. 21, n. 2, p. 457–478, 2010.
PICASSO, R.; DA SILVA, E. L.; ARANTES, D. Oficina Terapêutica, Psicologia e arte: experiência de estágio no Centro de Atenção Psicossocial. Revista do Nufen, v. 12, n. 3, p. 87–102, 2020.
Reabilitação Psicossocial e Recovery: conceitos e influências nos serviços oferecidos pelo Sistema de Saúde Mental / Psychosocial Rehabilitation and Recovery: concepts and influences in the services offered by Mental Health System | Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health. periodicos.ufsc.br, 5 maio 2021.
REIS, M. M.; JÚNIOR, L. A. C. Prevalência de transtornos psiquiátricos após cirurgia bariátrica: uma revisão da literatura. Debates em Psiquiatria, v. 13, p. 1–15, 29 dez. 2023.
SANCHES, L. R.; VECCHIA, M. D. Psychosocial rehabilitation and social inclusion of people with issues resulting from alcohol and drug use: deadlocks and challenges. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, 11 nov. 2020.
SANTOS. O sofrimento psíquico no transcorrer histórico na sociedade ocidental: significados, modelos institucionais e movimentos sociais. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, v. 9, n. 2, p. 216–242, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Cedigma

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Compartilhamento pela mesma licença — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença do original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.