Educação em saúde como estratégia na prevenção e controle de doenças crônicas: desafios e impactos na qualidade de vida

Autores

  • Bruno Neder Figueira da Costa Centro Universitário de Votuporanga/ SP Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15204750

Palavras-chave:

Educação em Saúde; Doenças Crônicas; Prevenção em Saúde; Qualidade de vida.

Resumo

A crescente incidência de doenças crônicas não transmissíveis representa um dos principais desafios para os sistemas de saúde em âmbito global. Diante desse cenário, a educação em saúde emerge como uma estratégia fundamental na promoção de hábitos saudáveis e na prevenção de agravos. Este estudo tem como objetivo analisar os efeitos e obstáculos da educação em saúde na prevenção e controle de doenças crônicas, bem como os reflexos dessas ações na qualidade de vida da população. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, concentrou-se em publicações entre os anos de 2020 e 2025. Os achados indicam que práticas educativas contribuem significativamente para o empoderamento dos indivíduos, embora ainda enfrentem barreiras estruturais e culturais que limitam sua eficácia

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Biografia do Autor

  • Bruno Neder Figueira da Costa, Centro Universitário de Votuporanga/ SP

    Graduação em Medicina pelo Centro Universitário de Votuporanga/ SP

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Publicado

2025-04-12

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

Figueira da Costa, B. N. (2025). Educação em saúde como estratégia na prevenção e controle de doenças crônicas: desafios e impactos na qualidade de vida. Revista Cedigma, 3(6), 22-27. https://doi.org/10.5281/zenodo.15204750

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