Abordagem terapêutica usando jogos e aplicativos de realidade virtual para diminuição dos sintomas de cinesiofobia em pacientes com dor lombar crônica: Uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.70430/rev.cedigma.2025.v3.7.66Palavras-chave:
Realidade virtual (RV); Cinesiofobia; Medo de Movimento; Dor Lombar; Dor Crônica nas Costas (DLC).Resumo
O estudo se trata de uma revisão integrativa de literatura que teve como objetivo compreender as evidências científicas e vantagens do uso de jogos eletrônicos de movimentos e aplicativos baseados em realidade virtual (RV) para diminuição do sintoma de cinesiofobia em pacientes com dor lombar crônica (DLC). A busca dos artigos foi feita por meio das bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), National Library of medicine (Pubmed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Ao todo, foram selecionados 9 artigos publicados no período de 2014 a 2024. Os estudos evidenciaram que a realidade virtual contribui para a redução da cinesiofobia, dor e incapacidade funcional, promovendo maior adesão ao tratamento por meio de abordagens lúdicas e interativas. Foram relatados efeitos positivos tanto com RV imersiva quanto não imersiva, com benefícios mantidos em curto e médio prazo. Aplicativos com exposição gradual aos movimentos temidos demonstraram ser eficazes, especialmente quando combinados com terapias convencionais ou intervenções cognitivas. A aceitabilidade e usabilidade dos sistemas de RV foram avaliadas como positivas pelos usuários. A RV representa uma abordagem terapêutica promissora e segura para o manejo da dor lombar crônica (DLC) associada à cinesiofobia, oferecendo distração da dor e favorecendo o enfrentamento gradual do medo do movimento. No entanto, em virtude da heterogeneidade dos estudos, faz necessário o desenvolvimento de mais estudos que explorem diferentes perfis de pacientes, variações nos tipos de RV, níveis de intensidade dos jogos, tempo de intervenção e investigação da eficácia na associação com outra abordagem terapêutica.
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