O IMPACTO DO BULLYING NO DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS PEDIÁTRICOS

Autores

  • Nivia Larice Rodrigues de Freitas Universidade Nilton Lins Autor
  • Caio César Ferreira Centro Universitário Atenas Autor
  • Charles Fabian De Lima Universidade Federal de Jataí Autor
  • Gabriel Carvalho Brito Universidade Federal da Bahia Autor
  • Rafaela Maria da Silva Batista Alonso Universidade Iguaçu Autor
  • Lucas Mantovani Cardoso Faculdade de Medicina de Jundiaí Autor

DOI:

https://doi.org/10.70430/e3h96w92

Palavras-chave:

Bullying, Transtornos Mentais, Criança

Resumo

A pesquisa analisa o impacto do bullying no desenvolvimento de transtornos psiquiátricos infantis e busca fundamentar estratégias de prevenção e promoção da saúde mental, visando políticas públicas eficazes. Esta pesquisa é uma revisão narrativa qualitativa que analisa o impacto do bullying no desenvolvimento de transtornos psiquiátricos em crianças. Foram revisados artigos em português e inglês, utilizando bases de dados como SciELO, Google Scholar e PubMed. A pesquisa identificou estudos relevantes sobre a relação entre bullying e transtornos mentais infantis, fornecendo subsídios para intervenções futuras na psiquiatria pediátrica. A pesquisa analisa o impacto do bullying no desenvolvimento de transtornos psiquiátricos infantis, como ansiedade, depressão e automutilação. O diagnóstico precoce e a intervenção são essenciais, e o cyberbullying agrava esses problemas ao intensificar o sofrimento emocional. O bullying é um fator de risco para transtornos psiquiátricos em crianças, como ansiedade e depressão. Intervenções precoces e suporte familiar e escolar são essenciais para minimizar os danos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVES, Wany Luciana da Silva et al. A prevenção do suicídio no ambiente escolar. 2022.

BEZERRA, Thais Aguiar. A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS. Repositório Institucional do Unifip, v. 6, n. 1, 2021.

BRAGA, Stéfany Gonçalves; BRAGA, Vitor Emanuel Gonçalves; SATURNINO, Alanna Simão Gomes. Dermatite atópica: uma revisão dos seus impactos na qualidade de vida de pacientes pediátricos. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 1, p. 783-793, 2023.

CONCEIÇÃO, Nátalin Oliveira da Costa. Punição parental em crianças com distúrbios miccionais. 2024.

DA SILVEIRA, Pedro Riet Correa et al. Esquizofrenia na infância e o desenvolvimento de sintomas depressivos: avaliação e intervenção precoce. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 17, n. 6, p. e7749-e7749, 2024.

DE OLIVEIRA AQUINO, Erick Verner et al. Fatores socioeconômicos e saúde de crianças em contexto de violência. Aletheia, v. 54, n. 1, 2021.

GOMES, Nadjane Rebouças et al. Associação entre violência familiar, fatores sociodemográficos, clínicos, comportamentais e transtorno mental comum em adolescentes escolares. 2021.

KOZAK, Lamys Fernandes; OLIVEIRA, Lorena Luiza Fernandes; DE SOUZA SILVEIRA, Lizete Conceição. Perspectiva atual do transtorno alimentar restritivo/evitativo em crianças. Brazilian Journal of Health Review, v. 7, n. 2, p. e68888-e68888, 2024.

MACHADO, Afonso de Almeida Tété. Psicodermatoses. 2021.

MARINHO, Carolina Chacra Carvalho. Associação entre transtorno da compulsão alimentar e ansiedade em adolescentes: revisão sistemática e metanálise. 2023.

MONTEIRO, Deise da Silva et al. Fatores associados à ideação suicida em adolescentes escolares com transtorno mental comum. 2023.

MORAES, Danielle Xavier et al. “Caneta é a lâmina, minha pele o papel”: fatores de risco da automutilação em adolescentes. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, p. e20200578, 2020.

PAZINI, Heloísa Martendal et al. Avaliação de sintomas de ansiedade em escolares durante a pandemia em uma unidade básica de saúde no município de Cascavel, Paraná. Revista Thêma et Scientia, v. 14, n. 1, p. 192-213, 2024.

ROLDAN, Mariane Menezes et al. Aprendizagem auditivo-verbal e aspectos afetivo-emocionais encobertos pelo diagnóstico de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): estudo de caso clínico. 2022.

VIDAL, Linácia Freitas et al. Lesão psoriásica estigmatizante em paciente pediátrico: relato de caso. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 27, n. 10, p. 5527-5536, 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O IMPACTO DO BULLYING NO DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS PEDIÁTRICOS (N. L. Rodrigues de Freitas, C. C. Ferreira, C. F. De Lima, G. C. Brito, R. M. da S. B. Alonso, & L. M. Cardoso , Trads.). (2024). Revista Cedigma, 2(4), 1-17. https://doi.org/10.70430/e3h96w92

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)