A Interdisciplinaridade como Pilar dos Cuidados Paliativos: Desafios e Estratégias para a Atuação da Equipe Multiprofissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70430/rev.cedigma.2025.v2.2.75

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade; Cuidados Paliativos; Equipe Multiprofissional; Desafios 

Resumo

Este estudo explorou a interdisciplinaridade como pilar dos Cuidados Paliativos, analisando os desafios e as estratégias para a atuação da equipe multiprofissional. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, abrangendo o período de 2017 a 2025, em bases de dados como PubMed e LILACS, identificamos que a colaboração entre as diferentes disciplinas é fundamental para a qualidade do cuidado. Os resultados apontam que, apesar de a interdisciplinaridade ser fundamental, sua implementação enfrenta obstáculos como a falta de formação específica, barreiras de comunicação e hierarquias profissionais. Como estratégias de superação, destacam-se a criação de espaços de discussão de casos, a valorização das diversas competências e o investimento em formação contínua. A conclusão ressalta que o sucesso dos Cuidados Paliativos depende da capacidade de a equipe trabalhar de forma coesa e integrada, oferecendo um cuidado holístico e humanizado. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila de Souza Prazeres, Universidade de Marília, UNIMAR

    Mestrado em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação pela Universidade de Marília, UNIMAR, Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário de Adamantina, UNIFAI

  • Luis Henrique da Silva Costa, Anhanguera (Brazil)

    Graduado em Psicologia pela Faculdade Pitágoras, Pós-graduado em psicologia hospitalar pela faculdade anhanguera

  • Júlia Costa Lopes, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

    Graduanda em Medicina pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

  • Júlia Diogo Viana Maciel, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

    Graduanda em Medicina pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Referências

CAVALCANTE, Wanessa Toscano et al. Abordagem interdisciplinar nos cuidados paliativos: uma ótica humana, social e de saúde. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 1, p. 2459-2469, 2024.

COSTA, Cristiane Maria Amorim et al. Equipe multidisplinar em cuidados paliativos no ambiente hospitalar: realidade ou quimera?. Conjecturas, v. 22, n. 6, p. 868-880, 2022.

CURRIE, Karen L. Meio ambiente: interdisciplinaridade na prática. Papirus Editora, 2017.

DA FONSECA, Paula Andreatta Santos et al. OS DESAFIOS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA IMPLEMENTAÇÃO DE CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES HOSPITALIZADOS. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 10, n. 1, p. 1-16, 2025.

DA SILVA, Camila Rosa. Interdisciplinaridade: conceito, origem e prática. Revista artigos. com, v. 3, p. e1107-e1107, 2019.

DE BAÈRE, Thais Delmonte; FAUSTINO, Andréa Mathes; MIRANDA, Alexandre Franco. A importância da prática interdisciplinar da equipe de saúde nos cuidados paliativos. Revista Longeviver, 2017.

DO PARAÍZO, José Lucas Medeiros et al. Assistência multidisciplinar a pacientes oncológicos: Impacto do cuidado integrado. 2025.

DOS SANTOS, Isabella Peixoto et al. Finitude e bioética no fim da vida: Desafios éticos e considerações práticas no cuidado de pacientes terminais. Revista Cedigma. São Luís-MA, v. 2, n. 3, 2024.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade. 2022.

FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. Papirus Editora, 2017.

FERRAREZZI, Maria Amélia Duarte Oliveira et al. Reflexões da cultura organizacional e informacional para o desenvolvimento: estudo da tipologia cultural de Cameron e Quinn com a matriz de ilharco. FACEF Pesquisa-Desenvolvimento e Gestão, v. 19, n. 3, 2017.

FREITAS, NLR de et al. A importância da equipe multidisciplinar no cuidado de pacientes críticos em UTI. Revista cedigma, v. 2, n. 4, 2024.

MARAN, Edilaine et al. Round multiprofissional com checklist: associação com a melhoria na segurança do paciente em terapia intensiva. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 43, p. e20210348, 2022.

NERES LÚCIO, Drielly et al. MODELO DE TREINAMENTO CONTÍNUO PARA EMPREENDEDORES E EQUIPES: FERRAMENTAS PRÁTICAS PARA APRIMORAR A COMUNICAÇÃO E MELHORAR A PERFORMANCE NO MERCADO. Revista Foco (Interdisciplinary Studies Journal), v. 18, n. 4, 2025.

NOEL, Christopher W. et al. Sistema de Avaliação de Sintomas de Edmonton: Uma revisão narrativa de uma ferramenta padronizada de avaliação de sintomas em oncologia de cabeça e pescoço. Oncologia Oral , v. 123, p. 105595, 2021.

PINTO, Karina Danielly Cavalcanti; CAVALCANTI, Alessandra do Nascimento; MAIA, Eulália Maria Chaves. Princípios, desafios e perspectivas dos cuidados paliativos no contexto da equipe multiprofissional: revisão da literatura. Psicología, Conocimiento y Sociedad, v. 10, n. 3, p. 151-172, 2020.

SANTOS, GENÁRIO DOS; COELHO, MARIA THEREZA ÁVILA DANTAS; FERNANDES, SÉRGIO AUGUSTO FRANCO. A produção científica sobre a interdisciplinaridade: uma revisão integrativa. Educação em revista, v. 36, p. e226532, 2020.

SILVA, Enya Maria Ferreira Da. Eutanásia e Cuidados Paliativos Um Diálogo Ético e Clínico no Cenário da Medicina Contemporânea. 2025.

VIEGAS, Euda Mayara Damázio. A importância dos cuidados paliativos na formação em saúde: desenvolvendo competências para o cuidado humanizado. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

05-09-2025

Como Citar

Prazeres, C. de S., Da Silva Costa, L. H., Lopes, J. C., & Viana Maciel, J. D. . (2025). A Interdisciplinaridade como Pilar dos Cuidados Paliativos: Desafios e Estratégias para a Atuação da Equipe Multiprofissional. Revista Cedigma, 2(2), 35-40. https://doi.org/10.70430/rev.cedigma.2025.v2.2.75

Artigos Semelhantes

31-40 de 47

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)